Terapia é Desabafo?
- Paola Manzoli
- 25 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2023

Pode-se dizer que, em psicoterapia, o paciente faz uma espécie de desabafo. Narra seus conflitos internos, comunica suas emoções ao terapeuta e muitas vezes respira aliviado, sentindo que tirou de dentro coisas que o estavam abafando, comprimindo, e que agora há espaço para construir algo novo.
Entretanto, desabafar com um psicoterapeuta não é o mesmo que desabafar com um amigo, por exemplo. Em psicoterapia, é fornecido um espaço de completo sigilo e livre de julgamentos, onde o paciente tem a segurança de saber que fala para alguém que verdadeiramente o escuta. O terapeuta escuta as palavras e também aquilo que está inconsciente, escondido, e que por isso não pode ser dito, apenas sugerido. Recebe o narrado e o não narrado e acolhe, digere e devolve esses conteúdos para o paciente de uma forma mais tragável, menos assustadora e menos abafadora.
É mais fácil contarmos a nossa história e nos sentirmos menos oprimidos por ela quando a contamos para alguém que a escuta com atenção e que está preparado teórica e tecnicamente para recebê-la com cuidado. Diferente de um desabafo, a fala em psicoterapia permite que o paciente possa pensar junto com o terapeuta sobre sua história, reconhecendo-a como sua e escolhendo novas formas de vivê-la e contá-la.
Escrito por Paola Manzoli.
.png)



Comentários